Psicóloga Beatriz Fonseca

Terapia como funciona

Sobre a terapia

Você já se perguntou como é que funciona, de fato, a terapia? 

“Será que é só uma conversa? Será que vou apenas conversar com a psicóloga e vou me sentir melhor? Será que funciona mesmo?”

Talvez essas e muitas outras perguntas já tenham se passado pela sua cabeça, e é normal, afinal, existem muitos mitos e tabus que cercam a terapia. Nesse espaço, quero te ajudar a entender, de verdade, como funciona o processo terapêutico, o que acontece nele, e como é que ele te ajuda a lidar com questões que, hoje, estão interferindo no seu bem-estar emocional e na sua qualidade de vida!

O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental:

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica baseada em evidências, eficaz para tratar uma variedade de transtornos psicológicos, e atualmente reconhecida como padrão-ouro para o tratamento de ansiedade, depressão, transtornos alimentares e vícios. O processo terapêutico da TCC geralmente é dividido em três fases distintas: início, meio e fim.

As três fases de tratamento da TCC:

Na primeira fase, eu e você vamos nos conhecer e estabelecer uma relação terapêutica. Durante essa fase, vou fazer uma avaliação detalhada do seu caso, para entender melhor seu histórico médico, seu estado atual e os seus objetivos terapêuticos. Com base nessas informações, vou desenvolver um plano personalizado de tratamento para você.

Na segunda fase, vamos começar a trabalhar ativamente na mudança dos seus pensamentos, comportamentos e emoções disfuncionais. Vou te ajudar a identificar padrões de pensamento negativos e crenças limitantes que estão contribuindo para o seu sofrimento. Vou, também, te ensinar sobre habilidades práticas e estratégias para lidar com esses pensamentos e emoções negativas de forma mais saudável e adaptativa.

Finalmente, na terceira fase, você estará pronta para aplicar as habilidades aprendidas na segunda fase à sua vida diária. Eu irei te ajudar a praticar essas habilidades em situações do mundo real, e nós trabalharemos juntas para monitorar o seu progresso. O objetivo final é que você seja capaz de lidar com suas dificuldades de forma independente e eficaz, sem depender da terapia.

Quando entendermos que você resolveu, com sucesso, sua demanda inicial, atingiu seus objetivos e que já é capaz de lidar com suas dificuldades de maneira autônoma, seguimos para o encerramento do processo, e para a alta terapêutica.

Quanto tempo dura todo o processo?

Apesar de a TCC contar com um tratamento estruturado, não é possível prever em quanto tempo você vai concluí-lo, pois cada caso é único e repleto de particularidades. 

Cada pessoa tem seu próprio ritmo para se familiarizar com a terapia e se sentir apta a passar a aplicar os conceitos, habilidades e estratégias aprendidos. 

O que posso dizer é que, um dos princípios da TCC é realizar um tratamento de qualidade, que resolva seus problemas no menor período de tempo possível. Apesar de esse período mínimo ser particular a cada pessoa, asseguro que você não precisará estar em terapia para sempre! 

Com sua dedicação ao processo e sua disposição em se abrir para a mudança, é possível atingir seus objetivos e resolver seus problemas! 

Para saber mais sobre como a terapia poderia ajudar especificamente para a sua demanda