Psicóloga Beatriz Fonseca

10 sinais de que a ansiedade está controlando a sua vida

ansiedade

A ansiedade é uma resposta natural do nosso corpo diante de situações de estresse, medo ou incerteza. No entanto, quando ela se torna frequente e intensa, pode prejudicar nossa qualidade de vida e até mesmo nos impedir de realizar atividades rotineiras. Se você está se perguntando se a ansiedade está controlando sua vida, aqui estão 10 sinais que podem ajudá-la a identificar esse problema!

Repare se, nas últimas semanas, ou até mesmo no último mês, você tem:

  1. Se preocupado excessivamente com coisas pequenas, e sente que não consegue controlar seus pensamentos.
  2. Tem sofrido com noites de insônia ou sono agitado. Tem tido dificuldades para dormir ou acaba acordando várias vezes durante a noite.
  3. Você tem ficado irritada com mais facilidade, e tolerar situações estressantes tem sido mais difícil.
  4. Você sente medo de não dar conta das demandas do dia a dia, de projetos que precisa executar e entregar, e, muitas vezes, sente uma vontade imensa de simplesmente evitar as situações que te despertam essa emoção.
  5. Você tem tido dores de cabeça frequentes e sem causa aparente. Tem, também, sentido tremores, palpitação e falta de ar.
  6. Você tem evitado situações sociais e tem dificuldade para se relacionar com outras pessoas.
  7. Você tem comido em quantidade maior do que está acostumada, com uma frequência maior do que a que está acostumada, e se pega usando a comida como uma forma de aliviar a angústia ou apreensão do dia a dia.
  8. Você tem tido dificuldades para se concentrar em atividades rotineiras e tem uma sensação constante de distração.
  9. Você tem tido dificuldades para tomar decisões, e acaba adiando tarefas importantes por conta da ansiedade.
  10. Você se sente constantemente exausta, até mesmo em dias que foram mais tranquilos. Sente que, mesmo quando descansa, nunca é o suficiente, e o cansaço simplesmente não vai embora.

Se você se identificou com alguns desses sinais, pode ser que sua ansiedade esteja tão frequente e intensa, que tenha começado a controlar sua vida, ditando a sua rotina, e interferindo diretamente no seu bem-estar. Nesse caso, é importante buscar ajuda profissional para identificar as possíveis causas da ansiedade, desenvolver estratégias para lidar com os sintomas de maneira sauvável e, por fim, viver uma vida mais leve, onde a ansiedade já não é a protagonista.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica eficaz no tratamento da ansiedade, e atualmente reconhecida como o padrão-ouro de tratamento pela APA (Associação Americana de Psiquiatria). Através do tratamento em TCC, você aprende a identificar e modificar pensamentos negativos e comportamentos disfuncionais que contribuem para a manutenção da ansiedade.

Além da terapia, é importante adotar hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada, atividades físicas regulares, prática de técnicas de relaxamento e sono adequado. Essas mudanças podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar sua qualidade de vida.

Lembre-se, a ansiedade não precisa controlar sua vida. Busque ajuda profissional com uma psicóloga qualificada e adote hábitos saudáveis para viver com mais tranquilidade e bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *